A saúde oral não mete férias, antes pelo contrário. Quando damos por nós finalmente em fase de descanso e descompressão, perdemos alguns hábitos, cometemos mais excessos à mesa e acabamos por colocar em causa a saúde da nossa boca. Se vamos de férias para descansar e recuperar as forças, porque não trazer também uns dentes em boa forma? Eis umas sugestões:

1 – Se puder, faça a habitual chek-up com o seu dentista antes de partir para férias. Quando estiver na praia, seguramente que não lhe apetece interromper o gelado por causa de uma dor de dentes. Muito menos ser obrigado a marcar uma consulta de urgência, se o caso for mais grave.

2 – De qualquer forma, atenção: não marque para os dias imediatamente anteriores às férias algum tratamento mais complexo, nomeadamente cirurgias ou implantes. A recuperação pode condicionar-lhe os planos, a alimentação, ou até a exposição solar.

3 – Chegam finalmente as férias e vai de viagem? Obviamente não se esqueça da sua escova de dentes; e da pasta dentífrica; e do fio dentário! Vão fazer mais falta do que nunca, e já vamos ver porquê.

4 – As férias vão ser também gastronómicas, com aquelas iguarias que um português tanto gosta de colocar na mesa, uns petiscos a toda a hora, uns bons vinhos, sobremesas, etc.? Então está a ver por que razão a sugestão anterior é tão importante: o ideal é escovar os dentes ainda com mais frequência e, quando possível, passar o fio dentário.

5 – Não leva a escova de dentes para a praia? Claro, é compreensível. Então porque não apostar naqueles alimentos, nomeadamente frutas (maçãs, morangos) que têm propriedades que ajudam à limpeza dos dentes? Ninguém resiste a uma bola de berlim, claro, mas podemos compensar a coisa de outra forma. Mesmo sim, logo depois do regresso da praia, não se esqueça de lavar os dentes.

6 – Acidente. Há sempre alguém mais azarado, muitas vezes uma criança ou mesmo um adulto mais despistado, que parte um dente na piscina ou noutra brincadeira qualquer. Se for uma fractura significativa, procure conservar o dente numa solução de leite ou na própria saliva, mantendo-o sempre húmido, e procure um dentista com urgência. Aqui não há prevenção possível.

7 – Tem bebés naquela fase em que estão a surgir os primeiros dentinhos. Quando estiver a fazer as malas, não se esqueça mesmo dos mordedores de plástico ou, se for o caso, do gel anestésico que o pediatra lhe indicou. É que o seu sono também agradece!    

Obrigado a todos!

E boas férias!    
Gonçalo Dias