Imagine umas lentes de contacto, mas aplicadas nos seus dentes. Capazes de cobrir qualquer imperfeição, como um mau posicionamento, uma fractura, uma mancha ou uma cor mais amarelada. Imagine essa micro-capa, de espessura mínima, capaz de ocultar e corrigir grande parte dos problemas, não só oferecendo uma imagem perfeita, mas garantindo ao mesmo tempo grande resistência e durabilidade.

Estou a referir-me às facetas, que surgem actualmente como um dos tratamentos estéticos mais eficazes e procurados na medicina dentária. As facetas não são propriamente uma novidade, aliás, são aplicadas há mais de 10 anos. O que é novidade é grande evolução tecnológica, na qualidade dos materiais e na facilidade de aplicação dos mesmos.

Hoje, uma faceta não só tem uma espessura mínima como, pela mesma razão, ao contrário do que era feito, pode ser aplicada provocando um desgaste mínimo no esmalte do dente. A evolução tecnológica e os resultados obtidos estão a tornar cada vez mais popular este tratamento. A preparação do dente é menos invasiva, não havendo portanto necessidade de sacrificar o dente para suportar a faceta.

Ao mesmo tempo, os resultados são muito abrangentes. E como a faceta não envolve completamente o dente, nomeadamente a parte interior que serve de ponto de contacto entre os dentes do maxilar superior e inferior, a longevidade do tratamento está garantida e assegurada. O simples ato de morder, ao contrário do que se possa pensar, não coloca em causa a estabilidade da faceta.

Este tipo de tratamento, que é procurado por razões essencialmente estéticas, é hoje bastante solicitado, funciona por si só em casos de reparação específica de dentes, ou é proposto como tratamento complementar em reconstruções de bocas que envolvem outros procedimentos, como implantes ou soluções de ortodontia.

Seja como for, se pretende corrigir o posicionamento, a estrutura, ou a coloração de um ou mais dentes, não hesite em falar com o seu dentista. A solução pode estar bem mais próxima - é fácil - do que parece.    

Obrigado a todos!    
Gonçalo Dias